Tipos de financiamento imobiliários
- Michelle Araujo
- 3 de jun. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de jun. de 2021
Entenda as diferenças e saiba como funciona o financiamento habitacional.

Diferenças entre o SFI e o SFH
Para que seja entendido definitivamente do que se trata o Sistema de Financiamento Imobiliário, é fundamental compreender as diferenças entre o SFI e o SFH, já que ambas as entidades atuam de forma complementar para o mercado de imóveis. Isso pode ajudar que o consumidor saiba a quem recorrer ao necessitar de um financiamento imobiliário.
Uma grande diferença importante de ser especificada é que, enquanto no SFI a garantia é a alienação fiduciária, no SFH a garantia é a hipoteca do imóvel.
Além disso, o FGTS pode ser utilizado como nos contratos apenas do SFH, apenas se:
Contribuição de pelo menos 3 anos no regime do FGTS;
Contrato de trabalho ativo na data de concessão do financiamento ou com saldo de, pelo menos, 10% do valor do imóvel na conta do vinculada ao FGTS;
Contratantes não podem ter outros financiamentos relacionados ao FGTS.
O SFI promove maior segurança aos bancos já que a alienação fiduciária permite uma retomada mais ágil do imóvel em caso de inadimplência, já que a propriedade continua sendo da instituição até a quitação da dívida.
Para linhas populares, o SFH costuma ser mais vantajoso. Em contrapartida, para outras situações, a flexibilidade do SFI pode ser mais benéfica para o consumidor.
Comments